“Um acto de justiça que prestigia a RTP”.
É assim que o jornalista José Rodrigues dos Santos classifica o arquivamento do processo disciplinar contra si movido pela anterior administração da RTP e que o actual quadro de administradores decidiu arquivar.
“Este desfecho demonstra que, em todo este caso, me limitei a dizer a verdade até à última vírgula”, acrescenta o pivô do Telejornal, que foi alvo de um processo após ter denunciado, em declarações à revista PÚBLICA, em Outubro passado, as “interferências ilegítimas em matéria editorial” da administração do canal PÚBLICO, então dirigido por Almerindo Marques, actual administrador da Estradas de Portugal.
Apesar da acção disciplinar ter sido motivada pelas declarações do jornalista, os argumentos apresentados pela administração contra o trabalhador versavam sobretudo questões de ordem laboral, como incumprimento de horário.
A administração tinha como intenção o despedimento por justa causa.
Em declarações à Lusa, Almerindo Marques comentou este arquivamento, afirmando que hoje procederia da mesma forma “em circunstâncias idênticas”.
Ângela Camila, da Comissão de Trabalhadores da RTP, adiantou ao PÚBLICO que o arquivamento do processo disciplinar agrada ao grupo representante dos trabalhadores, que se tinha insurgido contra o processo: “Congratulamo-nos com a medida do Conselho de Administração”, disse.
Mas acrescenta que o caso Rodrigues dos Santos não acaba com este arquivamento.
“Aguardamos a todo o momento que a ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] dê resposta à queixa apresentada pela Comissão de Trabalhadores, que não se cinge ao processo disciplinar”.
A Comissão de Trabalhadores enviou, no dia 24 de Dezembro, um pedido para que o regulador se pronunciasse sobre o caso Rodrigues dos Santos, alegando que estão em causa “a independência do operador público perante o poder político” e o condicionalismo da liberdade de imprensa e pediu a instauração de um inquérito.
Até hoje a ERC ainda não se pronunciou sobre esta queixa.
Sem comentários:
Enviar um comentário