O presidente da RTP, Guilherme Costa, quer concluir o mais rapidamente possível o processo disciplinar ao jornalista José Rodrigues dos Santos, instaurado pela anterior administração da estação pública.
"Não é minha intenção retardar a decisão sobre o processo", disse Guilherme Costa durante a audição da nova administração da RTP na comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura.
"Prometo ser o mais expedito e o mais breve possível para a resolução da situação", garantiu.
Escusando-se a fazer mais comentários sobre o processo, que actualmente está em fase de instrução, Guilherme Costa apenas ressalvou que não ser "benéfico para ninguém arrastar este processo que ataca, em última instância, a imagem da estação".
O processo disciplinar de Rodrigues dos Santos resultou de um inquérito que a administração da RTP, ainda liderada por Almerindo Marques, abriu contra o jornalista a 15 de Outubro de 2007 depois de o pivot ter acusado a administração, em entrevista à revista PÚBLICA, de interferência na nomeação de uma correspondente, em 2004.
Nesse ano, o jornalista era director de informação do canal, tendo-se mais tarde demitido do cargo.
Divulgado publicamente em Novembro do ano passado, o processo disciplinar visa um despedimento por justa causa.
As razões invocadas na altura pela administração do operador estatal para justificar o despedimento não se prendiam com as declarações proferidas pelo jornalista à revista, mas sim com questões laborais, nomeadamente incumprimento de horários.
Fonte: Público 8/1/2008
Sem comentários:
Enviar um comentário